sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ser ou não ser .. Adolescente.


Há algum tempo me veio uma ideia intrigante. Criar uma página na internet, em que eu pudesse expor os meus pensamentos, e ao mesmo tempo conseguisse interagir com as pessoas, principalmente com o público teen. Um grande desafio para mim. E como uma "real" adolescente, adoro correr riscos. Adrenalina, hormônios a flor da pele ... joguei as cartas na mesa, e sem pensar nas consequências, arrisquei.
O que é a adolescência? O que é ser uma adolescente? O que é viver na pele de um adolescente? Vocês realmente sabem o que é isso? Vamos a uma das respostas: "Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto." A também quem diga que a adolescência é uma época de descobertas, realizações, anseios, desejos, transformações. Mas será que enxergamos realmente dessa forma tão limitada? Vocês ao menos conseguem sentir o que é ser um adolescente? Eu sim! E é por sentir e entender algumas dessas transformações, que indico algumas dicas.
  1. Para entender um adolescente, tente pensar como o mesmo, mas evite fazer as mesmas coisas, pois dependendo da sua idade poderá parecer ridículo.
  2. Nunca tente ser a melhor amiga da sua filha ou filho, porque JAMAIS ela/ele contará tudo para você, por mais liberal que seja a relação entre vocês.
  3.  Tenha uma relação normal com os amigos dos seus filhos, porque qualquer excesso pode parecer uma invasão de espaço.
  4. Cuidado ao impor limites, não prenda,  não solte demais sua filha/filho. Porque a falta de regras, e imposições muito severas podem conturbar psicologicamente.
  5. O diálogo é o princípio de tudo, principalmente para um laço mais afetivo.

  E o mais importante, para a base do entendimento da vida teen: elimine a ideia totalmente antiquada, medíocre e sem conhecimento, que adolescentes não possuem problemas. Pois possuímos sim. É certo que são de uma importância menor, e minúsculos comparados a muitos outros... Porém não deixam de serem PROBLEMAS. E lidar com problemas não é fácil para ninguém, principalmente quando as transformações mentais e físicas não estão concluídas.


                 

Um comentário: